O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de "grande perigo" devido ao calor intenso afetando Santa Fé do Sul (SP) e grande parte do noroeste paulista, com temperaturas 5 ºC acima da média. O aviso, que teve início em 27 de abril, é válido até sábado (04).
Segundo o Climatempo, as máximas devem imperar durante todo o final de semana em Santa Fé do Sul, com termômetros registrando temperaturas acima dos 36ºC, sol forte e sem possibilidades de chuva. A umidade relativa doar também deve registrar índices baixos, variando entre 33% a 69%.
O alerta vermelho é instituído quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional. O fenômeno, além da região noroeste e oeste do estado de São Paulo, também abrange a região leste de Mato Grosso do Sul e restante do estado, sudeste Mato-grossense, noroeste e oeste Paranaense e sul Goiano.
De modo geral, o alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido diante da previsão de fenômenos meteorológicos intensos, com alta probabilidade de causar danos graves e riscos à vida.
Cidades próximas
Em Rubinéia, Santa Clara d'Oeste, Santa Rita d'Oeste, Nova Canaã Paulista, Santana da Ponte Pensa e Santa Albertina, os termômetros devem atingir os 36ºC de máxima.