Dados revelam que milhares de pessoas tomaram doses da AstraZeneca fora do prazo de validade; Prefeituras negam informação

Dados revelam que milhares de pessoas tomaram doses da AstraZeneca fora do prazo de validade; Prefeituras negam informação

Segundo matéria do jornal Folha de São Paulo, cerca de 26 mil doses de vacinas vencidas da AstraZeneca foram aplicadas na população em diversas regiões do país. Os dados foram divulgados em registros oficiais do Ministério da Saúde.

Os dados mostram que as doses da AstraZeneca com prazo de validade expirado haviam sido utilizadas em 1.532 postos de vacinação até o dia de 19 de junho. A cidade que mais aplicou a primeira dose do imunizante vencido foi Maringá (PR), com 3.536 vacinas vencidas.

Prefeituras de diversas regiões do Brasil estão negando ter aplicado vacinas com prazo de validade expirado na população. Em nota, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que os lotes listados na reportagem do jornal Folha de São Paulo não foram produzidos pela instituição e que está em contato com a fabricante, na Índia, para orientar àqueles que tiverem tomado a vacina vencida.

Na região, os dados revelam que Santa Fé do Sul teria aplicado seis doses da AstraZeneca fora do prazo de validade. Assim como outras Prefeituras da região e do país, o município atribui erro ao sistema de dados do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *