Tarcísio Freitas (Republicanos), governador do Estado de São Paulo, esteve em São José do Rio Preto (SP) nesta sexta-feira, dia 10 de março, na solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), no Parque tecnológico.

Freitas aproveitou o encontro para dizer que o novo contrato de concessão de rodovias estaduais terá inicio em abril. Durante seu discurso para políticos, autoridades, imprensa e o público presente, o governador afirmou que vai substituir as praças físicas de pedágio pela cobrança por quilômetro rodado, mas não disse quando isso deve começar a ser feito.

O novo sistema, mais conhecido como “Free Flow”, irá acabar com a necessidade de parar nos guichês de pedágio para efetuar o pagamento. Na maioria dos casos, a cobrança consiste em um adesivo, que permite o pagamento através das plataformas bancárias por meio do PIX, cartão de crédito ou carteira digital.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o não pagamento é considerado uma infração grave e gera uma multa de R$ 195,23, mais cinco pontos na CNH do condutor (a).

Tarcísio garantiu que será feita apenas a substituição e não serão instaladas novos pontos de cobrança. Este foi o primeiro compromisso oficial do governador em São José do Rio Preto. Também esteve presente o secretário da saúde, Eleuses Paiva, secretário de segurança pública Guilherme Derrite, secretário de governo Gilberto Kassab, Roberto Lucena do Turismo e a prata da casa Coronel Helena do esporte.