Governo de SP estende campanha de vacinação contra paralisia infantil até o final de junho

Unidades Saúde de Santa Fé do Sul (SP) estão vacinando desde 27 de maio para prevenir a paralisia infantil causada pelo poliovírus.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Governo de SP estende campanha de vacinação contra paralisia infantil até o final de junho
Prorrogação busca incentivar mais pais a vacinarem seus filhos - Reprodução

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em São Paulo foi prorrogada pela Secretaria de Estado da Saúde até o final de junho, abrangendo os 645 municípios e mirando crianças de 1 a 4 anos. Para menores de 1 ano, a avaliação da situação vacinal determinará a imunização necessária.

As Unidades Básicas de Saúde estão vacinando desde 27 de maio para prevenir a paralisia infantil causada pelo poliovírus.

A campanha de vacinação no estado já aplicou 185.247 doses até 12 de junho, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal.

“A prorrogação busca incentivar mais pais a vacinarem seus filhos, evitando a reintrodução de doenças erradicadas, como a poliomielite”, destacou Diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang.

Locais de vacinação em Santa Fé do Sul:

- ESF Treze de Maio;

- ESF Bela Vista;

- e Clínica de Atenção à Saúde (Clias).

Poliomielite

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas e estes são parecidos com outras doenças virais como:

- Febre

- Mal-estar

- Dor de cabeça

 - Dor de garganta e no corpo

- Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos)

- Constipação (prisão de ventre)

- Espasmos

- Rigidez na nuca

- Meningite