O Governo do Estado de São Paulo publicou o calendário de vencimento do IPVA 2026. Os proprietários que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 3%, com início a partir do dia 12 de janeiro, de acordo com o número final da placa do veículo. Quem escolher parcelar o imposto não terá o abatimento, mas seguirá as mesmas datas de referência.
Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento, o prazo para pagamento à vista ou da primeira parcela vai de 12 a 23 de janeiro. Veículos com placa final 1 vencem no dia 12, final 2 no dia 13, e assim sucessivamente até o final 0, com vencimento em 23 de janeiro.
Calendário de vencimento do IPVA-2026


Os donos de veículos já podem consultar o valor venal do automóvel para 2026 por meio do Sistema de Veículos (Sivei), disponível no site da Sefaz-SP. Para acessar, basta informar a placa do veículo. O imposto estará disponível para pagamento na rede bancária nos próximos dias.
Atualmente, o Estado de São Paulo possui cerca de 30,1 milhões de veículos. Desse total, aproximadamente 19,2 milhões estão sujeitos ao pagamento do IPVA. Outros 9,9 milhões são isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Além disso, cerca de 1 milhão de veículos se enquadram nas categorias de isentos, imunes ou dispensados do imposto, como táxis, veículos de pessoas com deficiência, entidades religiosas, organizações sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus ou micro-ônibus de transporte urbano.