A Polícia Civil de Jales investiga uma tentativa de golpe envolvendo o nome e a imagem de advogados da cidade. O caso foi registrado na manhã desta quarta-feira, 16 de julho, no 1º Distrito Policial, como estelionato.
De acordo com o boletim de ocorrência, criminosos entraram em contato com um cliente de um escritório de advocacia se passando pelos profissionais do local. Eles usaram fotos reais dos advogados e até a logomarca oficial do escritório para dar credibilidade à fraude.
A tentativa de golpe aconteceu na terça-feira (15). Nas mensagens, os golpistas informavam que o cliente teria R$ 22 mil para receber de uma ação na Justiça e solicitavam uma chamada de vídeo, pedindo que ele mostrasse a tela do celular, possivelmente para capturar informações pessoais ou dados bancários.
O cliente desconfiou da abordagem e entrou em contato diretamente com os verdadeiros advogados, que confirmaram se tratar de um golpe. Nenhum valor foi solicitado oficialmente, e os profissionais reforçaram que não existe cobrança de taxas ou pagamentos diretamente aos advogados nesse tipo de situação.
A suspeita é de que os criminosos tenham obtido as informações por meio de processos públicos nos quais os advogados atuam. A Polícia Civil agora trabalha para identificar os responsáveis pela tentativa de estelionato.