A Santa Casa de Jales emitiu um alerta importante para a população após identificar golpes envolvendo o nome do hospital. Criminosos têm ligado para familiares de pacientes internados, pedindo depósitos ou transferências para supostos pagamentos de exames ou procedimentos.

Segundo o diretor administrativo da instituição, Rafael Carnaz, ao Portal017/Jovem Pan, a Santa Casa não solicita qualquer valor financeiro durante o período de internação.

“Se o paciente é da rede particular, o pagamento é realizado apenas no momento da alta. Para pacientes de planos de saúde, somente em casos de negativa de cobertura, o contato ocorre entre 60 e 90 dias após a alta.

O hospital orienta que, ao receber ligações suspeitas, familiares entrem em contato com a própria Santa Casa e registrem ocorrência na Polícia Civil para que os casos sejam investigados.

O diretor também alertou sobre o risco de divulgar informações pessoais de pacientes nas redes sociais. Recentemente, o filho de um paciente fez uma publicação pedindo orações e deixou o telefone de contato visível. Golpistas se aproveitaram da informação e tentaram aplicar o golpe.

“Pedir oração é uma atitude bonita, mas é preciso cuidado para não expor dados pessoais, como telefone e nome completo do paciente. Essas informações podem ser usadas por criminosos”, ressaltou Carnaz.

A Santa Casa reforça que qualquer cobrança deve ser confirmada diretamente com o hospital antes de qualquer pagamento.

No SUS, não há cobrança em hipótese alguma”, finalizou Carnaz.