Uma aposentada de 72 anos, moradora de Jales (SP), por pouco não foi vítima de um golpe aplicado por criminosos que se passaram por um advogado da cidade de Santa Fé do Sul. O caso aconteceu na última segunda-feira (28).
De acordo com o boletim de ocorrência, a idosa recebeu uma mensagem no WhatsApp por volta das 12h. O número tinha DDD 17 e exibiu a foto do advogado que ela conhece e com quem já havia tratado anteriormente. Na mensagem, o golpista afirmava que ela teria direito a receber R$ 13.876,40 por um processo judicial em andamento.
Durante a conversa, o criminoso pediu que a vítima enviasse fotos do seu RG e do cartão do Banco do Brasil, frente e verso, para supostamente dar sequência ao recebimento do valor. Acreditando estar falando com seu verdadeiro advogado, a idosa atendeu ao pedido.
Minutos depois, ela percebeu que havia caído em um golpe e que o contato não era do profissional. Apesar do susto, informou que não teve prejuízo financeiro até o momento. Ela foi orientada a procurar a agência bancária para bloquear o cartão e evitar possíveis transtornos futuros.
O caso foi registrado na Polícia Civil de Jales e serve de alerta para que outras pessoas redobrem a atenção com mensagens recebidas por aplicativos.