A Guarda Civil Municipal divulgou, na quinta-feira (17), um balanço das ações feitas entre 1° de janeiro a 31 de março de 2024, em Santa Fé do Sul (SP). No total, foram contabilizados 481 atendimentos, que se transformaram em 192 boletins de ocorrência, que vão desde pequenos furtos até casos de violência doméstica.
Entre as principais ocorrências registradas, destacam-se 8 acidentes com vítimas e 11 sem vítimas, 5 capturas de procurados pela justiça, 5 registros envolvendo ameaça, 11 furtos, 2 roubos, além de 4 registros de dano, 3 ocorrências de violência doméstica, 23 de perturbação do sossego e 16 desentendimentos.
No mesmo período de 2023, a GCM realizou 633 atendimentos que resultaram em 200 boletins e 193 autos de infração. Com destaque para o registro de 15 acidentes com vítimas e 7 sem vítimas, 5 ameaças, 5 capturas de foragidos, 12 ocorrências de furto e 4 roubos, além de 7 desentendimento e 29 registros de perturbação do sossego.
Conforme o Comandante da Guarda Civil Municipal, Flávio Rodrigues, o destaque é para a diminuição no registro de ocorrências relacionadas ao tráfico e consumo de drogas. Em 2023, a GCM atendeu 10 boletins de ocorrência. Já em 2024, houve apenas 1 ocorrência do tipo.
“O uso e porte de entorpecente não é uma ocorrência tão grave, porém, é uma diferença bem distinta em comparação com 2024”, disse.
Ainda conforme o comandante, a segurança pública em Santa Fé do Sul tem sido eficaz devido à colaboração da GCM, com a Polícia Militar e Civil.
“Em Santa Fé do Sul, a guarda civil municipal colabora com a Polícia Militar e Civil há 20 anos, para garantir a segurança da população. As três forças de segurança trabalham juntas para manter um ambiente tranquilo e seguro na cidade”, finalizou.
A cada trimestre, a GCM informa publicamente o balanço dos serviços desempenhados no período.