Após meses de calor intenso, com temperaturas que chegaram a alcançar os 35ºC, Santa Fé do Sul (SP) e cidades vizinhas foram surpreendidas por uma frente fria que se instalou no final da semana passada, provocando uma queda significativa nas temperaturas.

De acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), a cidade de Santa Fé do Sul registrou 7,6ºC às 7h de sábado (12), uma queda acentuada em relação às máximas anteriores. O frio persistiu nos dias seguintes, com mínimas de 8ºC no domingo e 8,3ºC na segunda-feira.

Outras cidades do noroeste também foram atingidas por temperaturas baixas, especialmente no domingo. Santa Salete (SP), a 27 quilômetros de Santa Fé do Sul, bateu recorde de menor temperatura do ano no noroeste paulista, com mínima de 1,1ºC.

Confira os registros das temperaturas mínimas:

- Jales: 4,1ºC

- Estrela D'Oeste: 2,9ºC

- Dirce Reis: 1,9ºC

- Cardoso: 2ºC

- Guaraci: 3ºC

- Monte Aprazível: 3,1ºC

- Indiaporã: 3,8ºC

- Aparecida D'Oeste: 4ºC

- Paranapuã: 4,1ºC

A chegada desta frente fria trouxe alívio para aqueles que enfrentavam o calor extremo. Especialistas meteorológicos alertam que o fenômeno pode continuar a influenciar o clima da região nos próximos dias.

Segundo o Climatempo, nesta semana, o Brasil terá um intenso período de frio devido a um ciclone extratropical em alto mar. O sistema não passará diretamente pelo país, mas afetará principalmente as áreas ao sul. Temperaturas em regiões como Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão ficar 5 °C abaixo da média. As temperaturas começarão a cair na segunda-feira.