Forte chuva alaga pelo menos 10 casas em Rubinéia e prefeitura pede doações

Região da Lagoinha foi a mais atingida após volume de chuva acima do previsto no último sábado.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 2 minutos de leitura
Forte chuva alaga pelo menos 10 casas em Rubinéia e prefeitura pede doações
O volume de chuva foi intenso e concentrado em um curto período - Imagem: Portal017

Pelo menos dez casas foram invadidas pela água após a forte chuva que atingiu Rubinéia no último sábado (13), segundo informações da prefeitura. A área mais afetada foi a região da Lagoinha, onde ruas e residências ficaram alagadas e o nível da água chegou a quase um metro de altura em alguns pontos.

De acordo com o prefeito Alex Olivo, o volume de chuva foi intenso e concentrado em um curto período. Segundo ele, a precipitação chegou a cerca de 100 milímetros em aproximadamente 20 a 30 minutos, o que provocou o transbordamento da lagoa da região, que não suportou o volume de água. O prefeito informou ainda que tem agenda marcada com a Defesa Civil do Estado para tratar da situação.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia indicava cerca de 17 milímetros de chuva para o período entre os dias 14 e 21 de dezembro, mas o volume registrado foi muito superior ao esperado. Apesar de não haver dados oficiais, a estimativa é de que tenha chovido mais de 100 milímetros em poucas horas no município.

Moveis e outros pertences de moradores foram atingidos - Imagem: Portal017

Diante dos prejuízos, a prefeitura está solicitando doações de móveis, alimentos e itens básicos para auxiliar as famílias atingidas. Os moradores que tiveram perdas devem procurar o Departamento Social ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que está realizando atendimento para acolhimento e levantamento de informações. O atendimento ocorre das 8h às 11h e das 14h às 17h.

As doações financeiras podem ser feitas por meio do Fundo Social de Solidariedade de Rubinéia, via PIX, utilizando o CNPJ 51.846.285/0001-17, Banco do Brasil, agência 0666, conta 37706-6. A administração municipal segue acompanhando a situação e prestando apoio às famílias afetadas.

Ruas e residências ficaram alagadas e o nível da água chegou a quase um metro - Imagem: Portal017