Fiéis lotam Igreja Matriz para missa do Domingo de Ramos, em Santa Fé do Sul

Celebrações começaram pela manhã, com procissão e missa na Igreja Matriz São João Batista; confira a programação

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 2 minutos de leitura
Fiéis lotam Igreja Matriz para missa do Domingo de Ramos, em Santa Fé do Sul
A celebração começou com a benção e a Procissão de Ramos - Reprodução

Centenas de fiéis marcaram presença neste domingo (24) na Igreja Matriz São João Batista de Santa Fé do Sul (SP) para celebrar o Domingo de Ramos, que celebra a entrada de Jesus em Jerusalém e marca o início da Semana Santa para católicos do mundo todo.

A celebração começou com a benção e a Procissão de Ramos. Devotos partiram do Centro Pastoral, localizado na Rua Nove, e seguiram a pé em direção à paróquia, na Praça Salles Filho. A principal missa do dia foi celebrada às 7h, pelo pároco da Igreja Matriz São João Batista, Rodolfo Cabrini. Nela, são abençoados os ramos que os fiéis utilizam para enfeitar as casas.

Durante a celebração, Padre Rodolfo Cabrini destacou a importância da salvação “que vem de Deus e não através do bens transitórios ou status”, reflexão central dos próximos dias para a igreja. E ressaltou a necessidade da adoção de novos hábitos e atitudes que levam a uma vida cristã saudável.

“O que deve sair de nossas bocas são bênçãos e não palavras de maldição. Uma vida espiritual não significa apenas estar presente na igreja, mas uma questão de hábitos e atitudes. Devemos abençoar as coisas e não amaldiçoa-las. Para alguns o prazer é criticar e sempre ter o olhar negativo das coisas, demonstrando fraqueza espiritual e na fé”, falou.

Além disso, o pároco também exortou fiéis presentes sobre a superação dos conflitos e das indiferenças com o próximo, ressaltando o tema da Campanha da Fraternidade 2024, voltado ao despertar para a beleza da fraternidade humana e fortalecimento dos vínculos da amizade social.

“O nosso modo de ver as coisas muda tudo. Um olhar curado e abençoado por Deus, nos faz encontrar no outro o melhor que ele pode oferecer e não o pior. Jesus olhou no ser-humano o melhor, mesmo sabendo que iriam crucifica-lo, mas sempre olhou o lado melhor de cada ser-humano. Embora criticada por muitos, a Campanha da Fraternidade este ano, nos faz olhar o outro como nosso amigo e não nosso inimigo. Olhar mais para os pontos que nos unem e não para os que nos dividem. Entre nós irmãos, precisamos dar o passo da amizade”, disse.

Ainda foram realizadas outras duas missas neste domingo nas comunidades de Santa Fé do Sul: às 7h30, missa na Comunidade São José Operário, bairro Beira Rio, e às 10h, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima - Esmeralda.

Neste domingo ainda tem programação na Igreja Matriz São João Batista, com missa, às 19h30.

Além de procissão e missa com benção dos ramos, às 19h30, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Bairro Bela Vista.

Programação

Até o próximo Domingo, dia 31 de março, quando é celebrada a Páscoa, que marca a ressurreição de Cristo, serão realizadas procissões, missas e celebração a céu aberto na Praça Salles Filho.