Férias: Cuidados com as crianças nas viagens

A previsão para o segundo semestre deste ano é de 5,1 milhões de turistas circulando pelo estado de São Paulo nas férias de julho

  • Go to the profile of  Renan Cáceres
Renan Cáceres
· 2 minutos de leitura
Férias: Cuidados com as crianças nas viagens

O mês de julho está chegando e com ele as férias escolares se aproximam. Durante este período é essencial ter precauções com as crianças para garantir uma viagem segura, divertida e proveitosa. No entanto, essa experiência também requer um planejamento cuidadoso e atenção especial às necessidades dos pequenos viajantes.

Por esse motivo, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP), em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, reforça alguns cuidados e práticas de segurança para as famílias adotarem e não perderem o melhor das férias: a diversão.

DESTINO PRAIA: 

Proteção e Hidratação: Monte uma base na praia com sombra para proteger as crianças do sol forte. Use protetor solar com FPS alto e reaplique regularmente, especialmente após nadar e a escolha de roupas com proteção UV é muito importante. Mantenha a hidratação, oferecendo água ou sucos naturais regularmente. 

Segurança na água: Fique atento às crianças enquanto brincam na água. Use coletes salva-vidas para as que ainda não sabem nadar e estabeleça regras claras sobre o comportamento seguro na praia e no mar. 

Alimentação e lanches saudáveis: Mantenha uma dieta equilibrada durante o dia na praia, incluindo frutas, sanduíches e lanches saudáveis. Evite alimentos pesados que possam causar desconforto durante as atividades e brincadeiras no mar ou na praia. 

Primeiros Socorros: Tenha um kit básico de primeiros socorros para lidar com cortes, arranhões ou picadas de insetos. Remédios rotineiros como antialérgicos não devem ser esquecidos. 

Identificação: Confeccione crachás ou pulseiras de identificação caso ocorra da criança se perder na areia, dados como nome, nome dos pais e telefone de contato devem conter na identificação. 

DESTINO DE PARQUES NATURAIS OU CAMPO 

Vestuário apropriado e equipamentos: Certifique-se dos pequenos estarem vestidos adequadamente para as condições climáticas do local. Leve em consideração mudanças repentinas de temperatura e proteja-se com roupas confortáveis e adequadas para atividades ao ar livre. Use chapéus de abas largas e óculos de sol para proteger os olhos e o rosto das crianças. 

Proteção contra insetos: Em áreas onde os insetos são mais comuns, use repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo para proteger as crianças contra picadas de insetos ou animais peçonhentos. Sempre faça buscas por carrapatos, especialmente se estiverem em áreas com incidência de doenças causadas pelo carrapato. 

Trilhas: Se estiverem fazendo trilhas, escolha rotas adequadas para a idade e condição física das crianças. Mantenha-se na trilha marcada e esteja ciente dos perigos naturais, como voçorocas, raízes de árvores, rochas escorregadias ou incidências de animais na região. 

Plano de emergência: Esteja preparado para emergências, levando consigo um kit básico de primeiros socorros. Informe-se sobre a disponibilidade de serviços de emergência na área que você está visitando. 

TURISMO FAMILIAR

Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), da Setur-SP, cerca de 80% das pessoas que moram em SP e viajam com a família escolhem um destino próximo às suas cidades. No topo das atividades escolhidas para o lazer, 37,6% escolheram as praias como destino, em segundo estão os atrativos rurais com 16,5%, já os destinos com foco na cultura, no lazer e na gastronomia ocupam a terceira posição com 15,5% e por fim estão os municípios com parques de diversões sendo 11,8%. 

A previsão para o segundo semestre deste ano é de 5,1 milhões de turistas circulando pelo estado de São Paulo nas férias de julho, com a estimativa de movimentação financeira direta de R$ 7.6 bilhões.