A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (11) a "Operação VIP", com o objetivo de combater o crime de descaminho de produtos importados, principalmente aparelhos telefônicos, no interior de São Paulo. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Urânia e Santa Fé do Sul, após investigações que indicaram a prática de descaminho por um empresário de Urânia.

A operação, que contou com a colaboração do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de São José do Rio Preto, foi autorizada pela Justiça Federal de Jales (SP).

Um veículo de luxo e uma lancha lancha foram apreendidos durante operação - PF/Divulgação

A investigação revelou que o empresário estaria importando produtos sem o pagamento dos devidos impostos, o que configura uma prática ilícita que prejudica a economia e a concorrência no mercado nacional. A Justiça Federal de Jales determinou o bloqueio de bens e valores do investigado, incluindo um veículo de luxo e uma lancha.

O crime de descaminho, conforme o artigo 334 do Código Penal, pode resultar em até quatro anos de prisão, além de multa, caso o acusado seja condenado. Os materiais apreendidos, como equipamentos eletrônicos, documentos e bens, foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Jales, onde passarão por análise para dar continuidade às investigações.

A operação teve como base informações fornecidas pelo Gaeco, vinculado ao Ministério Público de São Paulo, e visa desarticular uma rede de importação ilegal de produtos que impacta diretamente a economia e a competitividade no mercado.

0:00
/0:27

Justiça Federal de Jales determinou o bloqueio de bens e valores do investigado, incluindo um veículo de luxo e uma lancha - PF/Divulgação