A poucos dias do primeiro turno das eleições municipais de 2024, o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, já registrou 25 denúncias de crimes em campanhas eleitorais nas cidades da comarca de Santa Fé do Sul. A votação está marcada para o próximo domingo (6).
Entre as cidades da comarca, Rubinéia lidera com 8 denúncias, seguida de Três Fronteiras (5), Santana da Ponte Pensa e Santa Rita d’Oeste (ambas com 4), Nova Canaã Paulista (3) e Santa Fé do Sul (1). Santa Clara d’Oeste não registrou denúncias.
Já em cidades próximas, Jales aparece com 26 registros, enquanto Fernandópolis lidera com 40 denúncias. Votuporanga contabiliza 8, Urânia tem 1, e Estrela d’Oeste não apresentou nenhum caso.
O aplicativo Pardal, disponível gratuitamente para Android e iOS, permite que eleitores denunciem irregularidades na propaganda eleitoral, como propaganda antecipada, compra de votos e abuso de poder, com comprovações por fotos, áudios ou vídeos, encaminhando as informações ao juiz eleitoral responsável. O app também orienta sobre o que é permitido ou não durante a campanha, e exige que o usuário anexe provas para validar a denúncia.
As denúncias podem ser anônimas, e o sistema garante o sigilo da identidade do denunciante e, são uma ferramenta importante para garantir a transparência e a legalidade das campanhas, permitindo à Justiça Eleitoral agir contra irregularidades.