No último domingo (06), ocorreram as eleições municipais em Santa Fé do Sul (SP), e com 100% das seções apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os resultados finais.
Dos 25.329 eleitores aptos a votar em Santa Fé do Sul, 19.003 compareceram às urnas, sendo registrados 17.745 votos válidos, 776 votos nulos (4,08%) e 482 votos em branco (2,54%).
A chapa composta por Evandro Mura e Capitão Benitez, que disputava a reeleição, foi a grande vencedora, recebendo 12.698 votos, o que representa 71,56% dos votos válidos.
Eles derrotaram os candidatos Marcelo Favaleça e Armando Rossafa, que obtiveram 5.047 votos, correspondendo a 28,44% dos votos válidos. Mura e Benitez conquistaram a reeleição com uma ampla diferença de 7.651 votos.
Câmara Municipal
Na disputa pelas nove cadeiras da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul, os eleitos foram definidos pelo quociente partidário e por média. O candidato mais votado foi Murilo Basi (PL), atual segundo secretário da Câmara, que se reelegeu com 1.853 votos. Confira os demais eleitos:
- Teresinha do Gavas (Republicanos) foi reeleita com 852 votos, atual vice-presidente da Câmara.
- Marcos Favaleça (PSD), também com 852 votos, conquistou sua primeira vaga no legislativo.
- José Rollemberg (MDB), líder do governo na Câmara, foi reeleito com 802 votos.
- Ronaldo Lima (União) garantiu sua reeleição com 783 votos.
- Dra. Patrícia Tsutsume (PL), com 685 votos, foi eleita pela primeira vez, através da média.
- Maicon da Santa Casa (União), com 657 votos, também ocupará sua primeira vaga, eleito por média.
- Vaguinho Lopes (MDB), atual primeiro secretário da Câmara, foi reeleito com 630 votos, também pela média.
- Paula Toppan (Republicanos), atual presidente da Câmara, garantiu a reeleição com 593 votos, através da média.
Os atuais vereadores Renato Ferraz (PSD) e Leandro Magoga (PP), ambos com 338 e 595 votos, não se reelegeram. Ferraz ficou apenas com a vaga de suplente.
Entrevista
Em entrevista ao Jornal da Manhã da rádio Jovem Pan Santa Fé do Sul, nesta terça-feira (08), o prefeito reeleito Evandro Mura destacou a "votação histórica" que obteve, afirmando que "nunca na história de Santa Fé do Sul houve uma diferença tão grande de votos". Ele considerou a reeleição como uma clara aprovação de seu mandato atual, ressaltando a "reciprocidade sentida nas ruas e durante a campanha".
Mura também revelou expectativas em relação ao futuro político de seu grupo, mencionando que o vice-prefeito reeleito, Capitão Benitez, poderá ser o próximo candidato a disputar a prefeitura de Santa Fé do Sul.
Confira a entrevista na íntegra: