Nas eleições municipais de 2024, realizadas no dia 6 de outubro, na região da 187ª Zona Eleitoral, três candidatos se destacaram por um fato curioso: receberam apenas 1 voto, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números refletem os desafios da política local e a competição acirrada por uma vaga nas Câmaras Municipais, o quanto é difícil conquistar a confiança dos eleitores, além da possibilidade de os próprios candidatos terem votado em si mesmos, ou não.

Em Rubinéia, Micheli Dias, do União, foi uma dessas candidatas com apenas 1 voto, enquanto em Santa Rita d’Oeste, Adriano Dourado, também do União, teve o mesmo destino. Nova Canaã Paulista também teve seu destaque, com Fernanda da Lanchonete, do PP, recebendo apenas 5 votos, refletindo o desafio de engajar eleitores em suas campanhas.

Além desses, outros candidatos na região enfrentaram desafios semelhantes, embora tenham recebido um pouco mais de votos. Em Santa Fé do Sul, Jessica Caroline, do PT, obteve 4 votos, enquanto Glória Mello, do PSDB, teve 3. Já em Três Fronteiras, Paulo Cantor, do PT, conseguiu 5 votos, e Vanildo João, do PSB, recebeu 4.

Em Rubinéia, além de Micheli Dias, Josi Malaguti, do PRD, obteve 3 votos, e outros candidatos como Daniel, Madalena, do PRD, e, Moacyr, do União, Bilnaket Mota, do Republicanos, respectivamente, receberam 4 votos cada. Em Santa Clara d’Oeste, Dorce Ferrari, do DC, e Zilda Lúcia terminaram com 7 votos cada. Santa Rita d’Oeste, além de Adriano Dourado, viu Antônia Lexo, do União, alcançar apenas 5 votos.

No município de Santana da Ponte Pensa, Fernando Trombeta, do PSDB, obteve 11 votos, o que, embora seja um número maior que os outros destaques, ainda o coloca entre os menos votados da região.

A 187ª Zona Eleitoral, que abrange Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Rubinéia, Santa Rita d’Oeste, Santa Clara d’Oeste, Nova Canaã Paulista e Santana da Ponte Pensa, tinha um total de 43.771 eleitores aptos a votar.

*Atualização para correção de informações