Durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), de 18 a 25 de setembro, o Detran-SP intensificará a fiscalização contra o consumo de álcool entre motoristas com as Operações Direção Segura Integrada (ODSIs). As ações ocorrerão em regiões com altos índices de acidentes e em áreas com bares e baladas, com o apoio das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Serão realizadas pelo menos 43 operações, e a expectativa é que cada Superintendência conduza duas fiscalizações, podendo um município realizar mais de uma simultaneamente. Em 2023, em ações semelhantes, 27.497 veículos foram abordados, resultando em 702 autuações por recusa ao teste do bafômetro e 82 por direção sob efeito de álcool.

Nos primeiros seis meses de 2024, o Detran-SP aumentou o volume de veículos fiscalizados em 99,3%, totalizando 201.298 abordagens. As autuações por alcoolemia subiram 35,4%, evidenciando a eficácia das fiscalizações.

Dirigir sob efeito de álcool ou se recusar a fazer o teste do bafômetro é considerado infração gravíssima, com multas de R$ 2.934,70 e processos de suspensão da CNH. Em caso de reincidência, as multas dobram. Condutores com índice de álcool a partir de 0,34 mg/l no teste são considerados criminosos, podendo enfrentar penas de seis meses a três anos de prisão, conforme a Lei Seca.