A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para risco elevado de incêndios florestais em cidades do noroeste paulista até o próximo domingo (27). Regiões como Ribeirão Preto, Barretos, Presidente Prudente, Araçatuba e Franca estão em nível de emergência, o mais alto da escala de risco de queimadas, segundo o Mapa de Risco de Incêndio.
A situação crítica é causada pela combinação de baixa umidade do ar e ausência de chuvas significativas, que já dura cerca de 50 dias. A última chuva registrada com volume relevante na região ocorreu no início de junho.
Apesar da previsão de passagem de uma frente fria na próxima sexta-feira (25), os efeitos devem ser restritos ao litoral e não aliviarão o clima seco no interior do estado. A melhora nas condições só deve acontecer a partir de segunda-feira (28), quando os ventos mais úmidos vindos do litoral deverão elevar a umidade do ar, diminuir as temperaturas e melhorar a qualidade do ar.
Diante do risco extremo, a Defesa Civil faz um alerta à população para evitar qualquer tipo de fogo, inclusive queima de lixo, limpeza de terrenos com fogo ou o descarte incorreto de bitucas de cigarro. Essas práticas são ilegais e extremamente perigosas, podendo causar grandes prejuízos ao meio ambiente, à saúde e à vida humana e animal.
O monitoramento climático segue sendo feito pela Defesa Civil, que reforça a importância da colaboração da população. Qualquer foco de incêndio deve ser imediatamente comunicado ao Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou à Defesa Civil, pelo número 199.