A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, nesta quinta-feira (14), um alerta de baixa umidade do ar para Santa Fé do Sul e municípios da região. A notificação foi enviada pelo “Defesa Civil Alerta”, novo sistema que utiliza tecnologia de telefonia celular para avisar a população sobre desastres e situações de risco.

Segundo o comunicado, a região está em situação de emergência devido ao tempo seco, que pode causar problemas à saúde e aumentar o risco de incêndios em vegetação. O alerta segue válido até as 19h.

De acordo com o Climatempo, a umidade relativa do ar em Santa Fé do Sul atingiu 24% nesta quinta-feira (14). A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera situação de alerta quando o índice cai abaixo de 30%, por representar riscos como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de problemas respiratórios.

A Defesa Civil informou que, entre hoje e domingo (17), uma forte massa de ar seco vai predominar sobre todo o estado, mantendo o tempo estável e sem chuvas significativas. Apenas áreas próximas ao litoral poderão ter chuvas isoladas, mas sem acumulados relevantes.

Com esse cenário, o órgão orienta a população a beber bastante água, evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes e não realizar queimadas. Também é recomendado o uso de umidificadores de ar ou toalhas molhadas dentro de casa para amenizar o ressecamento.