Começou nesta segunda-feira (12) em Campinas (SP) o curso de formação para os candidatos aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Fé do Sul. Ao todo, 12 pessoas iniciaram a capacitação, que terá duração de 4 a 5 meses e é considerada a última etapa do processo seletivo.
O curso é uma preparação profissional obrigatória para quem deseja atuar como guarda municipal. Ele tem caráter classificatório e eliminatório, ou seja, o desempenho dos candidatos nessa fase será decisivo para a nomeação.
O concurso prevê a contratação de 10 novos agentes que irão reforçar a segurança pública da cidade. Segundo o comandante da GCM, Flávio Rodrigues, apenas os 10 mais bem classificados após o curso serão convocados, conforme estipulado no edital. No entanto, os demais candidatos que concluírem a formação poderão ser chamados futuramente, caso surjam novas vagas ou necessidade de reforço.
Inicialmente, 17 candidatos haviam sido convocados para o curso, após aprovação na fase de investigação social. Porém, apenas 12 apresentaram toda a documentação necessária e puderam seguir para a formação.
Além desses, outros candidatos que foram aprovados no exame psicotécnico ainda poderão ser chamados para as próximas etapas, caso haja desistências ou expansão do quadro da GCM no futuro.
Com a conclusão do curso, a expectativa é que os novos agentes estejam prontos para atuar ainda este ano, reforçando o patrulhamento e contribuindo para a segurança dos moradores de Santa Fé do Sul.