A Polícia Civil de São Paulo desencadeou a "Operação Quinto Eixo" contra o crime organizado, no dia 17 de abril, em resposta ao roubo de um semirreboque em agosto de 2023, avaliado em R$ 430.000, em Santa Fé do Sul (SP). Além do município, também foram realizadas prisões de integrantes em Araçatuba e Birigui.
Foram realizadas buscas em Araçatuba, Birigui e Valparaiso, resultando na identificação de uma rede criminosa com seis membros suspeito do furto, além de possíveis envolvimentos em outras atividades. Com autorização judicial de 1ª Vara Criminal da Comarca de Santa Fé do Sul, os suspeitos foram presos preventivamente, e na segunda fase da operação, 25 policiais e 9 viaturas prenderam o grupo em várias cidades, cumprindo novos mandados de busca e apreensão.
A operação envolveu várias unidades da Polícia Civil, com destaque para os delegados e equipes de investigação da Central de Polícia Judiciária de Santa Fé do Sul, Delegacia Seccional de Polícia de Jales, a Divisão Especializada de Investigações Criminais do Deinter 10 de Araçatuba – DEIC. O objetivo era não só recuperar o semirreboque, mas também desmantelar as redes criminosas e capturar outros envolvidos.
“A ação demonstra o compromisso da Polícia Civil com a segurança da comunidade e a justiça, revelando a eficácia do Estado no combate ao crime organizado e a importância da colaboração interdepartamental para o sucesso das investigações e operações policiais”, destacou.