O Corpo de Bombeiros de Santa Fé do Sul (SP) interditou o Parque Ecoturístico Mário Covas, um dos pontos turísticos mais visitados do município aos finais de semana, após a aparição de uma cobra na lagoa do local.
Segundo a Prefeitura, foi feita uma varredura na lagoa e nas dependências do Parque, mas o animal não foi encontrado. Diante da situação, a Secretaria de Administração e Planejamento decidiu fechar o local por tempo indeterminado para a segurança das pessoas que frequentam o espaço.
Após análise das imagens de um vídeo que circula pelas redes sociais, biólogos do Centro Universitário Unifunec e da Unesp, constataram que trata-se de uma Surucucu-do-pantanal, Boipevaçu, Hydrodynastes gigas. Esse animal tem hábitos diurnos e vive em áreas úmidas, podendo chegar a 3 metros de comprimento.
Sua coloração é verde-oliva ou marrom, com faixas negras que geralmente se tornam mais escuras para o fim da cauda. Alimenta-se de peixes, anfíbios, mamíferos pequenos e outras cobras. Não possui peçonha, não é venenosa, porém, há uma toxina em sua saliva que pode causar envenenamento local, gerando hematomas.