O comércio de Santa Fé do Sul funcionará em horário especial neste sábado (9) por conta do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (10). As lojas abrirão às 9h e atenderão até as 16h, mais tempo para quem deixou para comprar o presente na última hora.
Segundo Adenilson Margiote, presidente da Associação Comercial, a data é a quarta mais importante do ano para o varejo, atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. “Temos expectativa positiva, porque nos anos anteriores as vendas cresceram, em média, de 5% a 15% nesse período. Setores como calçados, confecções e eletrônicos lideram o aumento”, explica.
Adenilson destaca que o ticket médio das compras deve variar entre R$ 50 e R$ 150. Além dos itens mais tradicionais, como roupas e acessórios, ferramentas e produtos personalizados também estão entre as opções preferidas. “As crianças gostam muito de presentear com equipamentos eletrônicos, e também vemos um crescimento na procura por serviços especializados para os pais”, afirma.
Para competir com a internet, a orientação da associação é que os lojistas invistam em promoções, bom atendimento e aproveitem a vantagem de oferecer o produto na hora. “O brasileiro ainda gosta de ver, tocar e experimentar antes de comprar. O comércio físico tem esse diferencial”, diz Adenilson.
Uma pesquisa do Sebrae mostra que 57% dos consumidores pretendem gastar mais neste Dia dos Pais que no ano passado. Os produtos mais procurados são roupas, acessórios e calçados.