Com temperaturas baixas, Casa de Passagem reforça acolhimento a pessoas em situação de rua

Casa de Passagem de Santa Fé do Sul acolhe migrantes e pessoas em situação de rua, oferecendo abrigo, roupas e comida. Isaias Afonso, coordenador, destacou que o local está permitindo estadias mais longas durante baixas temperaturas.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 2 minutos de leitura
Com temperaturas baixas, Casa de Passagem reforça acolhimento a pessoas em situação de rua
Os acolhidos passam por triagem e recebem doações de roupas - Reprodução

Nos últimos dias, as baixas temperaturas têm sido intensas em Santa Fé do Sul, o que tem levado a Casa de Passagem do município a intensificar seus serviços para acolher os mais vulneráveis. Atualmente o local tem capacidade para atender 28 pessoas.

O município registrou, na quarta-feira (29), uma das manhãs mais frias do ano, com temperatura mínima de 9,8ºC. Os dados são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) e foram medidos às 7h.

De acordo com Isaias Afonso, coordenador da Casa de Passagem, o local acolhe temporariamente migrantes, pessoas em situação de rua, permitindo estadias mais longas durante baixas temperaturas, oferecendo roupas e alimentação.

“O acolhimento será oferecido enquanto durar o frio, visando ajudar pessoas em situações vulneráveis, incluindo moradores de Santa Fé do Sul e aqueles que enfrentam conflitos familiares e não têm onde se abrigar”, disse.

Os acolhidos passam por triagem e recebem doações de roupas, além de passagens para a cidade de destino.

“O Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) realiza abordagens de segunda a domingo das 7h30 às 9h, encaminhando pessoas em situação vulnerável para a Casa de Passagem. A Secretaria de Assistência Social atende ligações dos munícipes durante a semana. Em casos de necessidade, o Fundo Social ajuda os moradores de rua com roupas e calçados adequados. A Guarda Civil Municipal oferece suporte para essas ações, inclusive levando os moradores de rua para acolhimento. Por meio dessas ações, busca-se ajudar e acolher os moradores em situação de rua”, destacou o coordenador.

Ainda de acordo com Isaias, nem todos os moradores de rua querem ir para Casa de Passagem.

“As pessoas estão acostumadas com esse estilo de vida e acabam não atendendo às ofertas que o município oferece. Muitas vezes preferem ficar ao ar livre do que em ambientes fechados. Encontramos restrição e negativas, mas também dificuldades devido a critérios internos de regimento”, finalizou.

Para acionar os serviços oferecidos, qualquer cidadão pode entrar em contato com a Casa de Passagem no telefone (17) 3631-5278 ou Guarda Civil Municipal pelo 153.

Atendimentos em 2024

A Casa de Passagem de Santa Fé do Sul já atendeu de janeiro a maio de 2024 mais 180 migrantes e pessoas em situação de rua, além de 189 benefícios de passagens de ônibus.

Janeiro – Pernoites: 45; Passagens: 43

Fevereiro – Pernoites: 21; Passagens: 32

Março – Pernoites: 31; Passagens: 39

Abril – Pernoites: 55; Passagens: 49

Maio – Pernoites: 29; Passagens: 26