Chuvisqueiro pontual alivia altas temperaturas, mas riscos de incêndios continuam no noroeste paulista

Em Santa Fé do Sul, foi registrado um chuvisqueiro fraco na madrugada de quinta-feira (3), mas as temperaturas devem continuar entre 38ºC e 40ºC, com baixa probabilidade de chuva, situação que também se aplica a Jales e Fernandópolis.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Chuvisqueiro pontual alivia altas temperaturas, mas riscos de incêndios continuam no noroeste paulista
A região noroeste continuará enfrentando tempo seco, sem previsão de chuvas - Reprodução

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), renovou até a próxima sexta-feira (6) o alerta de risco elevado para incêndios na região noroeste do estado. O Mapa de Risco, uma das ferramentas tecnológicas utilizadas para monitorar queimadas em vegetação durante o período de estiagem, aponta grau máximo de risco nas áreas afetadas.

Nos próximos dias, a região noroeste continuará enfrentando tempo seco, sem previsão de chuvas, e as temperaturas seguirão em elevação. A Umidade Relativa do Ar (URA) deve cair, alcançando níveis críticos abaixo dos 20%, o que intensificará a sensação de calor e abafamento. Para cidades como São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto e Rosana, as temperaturas devem atingir os 38ºC, com a URA variando entre 14% e 21%.

Em Santa Fé do Sul, um chuvisqueiro fraco foi registrado na madrugada desta quinta-feira (3). No entanto, as temperaturas para os próximos dias deverão continuar entre 38ºC e 40ºC, com pouca probabilidade de chuva. A mesma situação é observada em Jales e Fernandópolis.

O alerta também se estende para as regiões norte e oeste do estado.

Recomendação

Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda cuidados com a saúde, como a hidratação constante e a proteção contra o sol. É aconselhável evitar a prática de atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia e utilizar soro para os olhos e nariz.

Além disso, a Defesa Civil do Estado, em parceria com as Defesas Civis Municipais, está adotando medidas de prevenção, que incluem vistorias em áreas vulneráveis a queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.