Santa Fé do Sul (SP) registrou um chuvisco no final da manhã desta segunda-feira (16), amenizando a sensação de calor e abafamento registrado nos últimos dias. A mudança no tempo é resultado da chegada de uma frente fria, cujos efeitos começaram a ser notados já na noite de domingo. O dia começou com céu nublado e temperatura amena, com mínimas em torno de 20ºC nas primeiras horas do dia, além de expectativa de chuva.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o dia deve continuar com muitas nuvens e há possibilidade de chuva isolada, pontual e passageira durante a tarde e à noite, além de ventos fracos.

Além disso, a região noroeste está sob alerta de chuvas intensas, segundo o Inmet, possibilidade de chuva de até 30 milímetros, e ventos intensos de até 60 quilômetros. O aviso se estende até a 20h, desta segunda-feira.

Fim da Onda de Calor

A primavera começará oficialmente no próximo domingo, 22 de setembro, às 09h44, pelo horário de Brasília. Na reta final do inverno, a passagem da frente fria, combinada com a circulação de ventos e a atuação de uma baixa pressão, deve aumentar a umidade sobre o Sudeste. Isso favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva e até temporais, especialmente no litoral paulista, enquanto a condição de chuva será mais restrita ao oeste, centro-sul e leste do estado.

O estado de São Paulo está se afastando de um período de onda de calor, mas temperaturas muito altas ainda são esperadas no extremo norte paulista ao longo da semana. Uma subida repentina de temperatura é prevista para sexta-feira, 20 de setembro, devido à condição pré-frontal.

A entrada de umidade nos próximos dias ajudará na dispersão de poluentes e fumaça ainda presentes na atmosfera, melhorando a qualidade do ar e o céu poluído dos últimos dias. Contudo, as regiões do norte paulista devem manter atenção e cautela para focos de incêndio, com a chuva nessas áreas ocorrendo de maneira irregular.