Santa Fé do Sul (SP) enfrentou uma madrugada de chuva intensa nesta segunda-feira (03), com precipitação acumulada de 135 milímetros, conforme dados do CIIAGRO - Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas. As chuvas começaram por volta das 23h de domingo (02) e se intensificaram durante a madrugada, com trégua apenas por volta das 5h da manhã.

O fenômeno é resultado da formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começou na quinta-feira (29) que teve influência até domingo (02) no estado, segundo o Climatempo. Esse sistema atmosférico é caracterizado por uma faixa de nebulosidade persistente, que provoca elevados volumes de chuva nas áreas atingidas, e tem contribuído para acumulados acima da média na região.

Ainda nesta segunda-feira, a previsão para Santa Fé do Sul segue com chuva, muitas nuvens e trovoadas isoladas, tanto durante o dia quanto à noite. A cidade está inserida em uma área que recebeu alerta renovado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para chuvas intensas, com o risco de novos volumes elevados de precipitação. A estimativa para o dia de hoje é de 28 milímetros de chuva, com uma probabilidade de 87%, e temperaturas que não devem ultrapassar os 26°C.

Outras cidades do interior e da capital paulista, como Bauru, Itapetininga, Sorocaba e São José do Rio Preto, registraram danos devido aos fortes temporais nos últimos dias. A Defesa Civil reforçou o alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos, com atenção especial para as regiões leste e centro-oeste do estado. A previsão é de que a chuva continue, com novos volumes significativos, até quarta-feira (5).

SAAE

Em nota, o SAAE Ambiental da Estância Turística de Santa Fé do Sul informou que, na última noite, a cidade registrou um acumulado de 110 mm de chuva em um período de 24 horas.

Embora o número de precipitação seja considerado elevado, as autoridades destacam que a intensidade da chuva foi moderada, sem causar grandes transtornos.

O serviço de abastecimento de água e esgoto continua monitorando a situação e se mantém à disposição para eventuais ocorrências relacionadas às condições climáticas.