Uma forte chuva acompanhada de ventos atingiu cidades das regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba (SP) na madrugada deste sábado (13), provocando diversos estragos e mobilizando equipes da Defesa Civil e das prefeituras.
Em Votuporanga, a Defesa Civil informou que pelo menos 32 árvores caíram em ruas e parques da cidade. O Parque da Cultura, principal área de lazer do município, foi totalmente interditado. Parte da área, como o parquinho infantil, permanece isolada devido ao risco causado pela queda de árvores.
O Parque da Cultura é um complexo que reúne atividades culturais e de lazer, com biblioteca, museu, praça de alimentação e espaços para caminhada, sendo um dos principais pontos de convivência da cidade. Em nota, a prefeitura informou que o local ficará fechado neste sábado e no domingo (14) para a retirada dos escombros e reparos. Na segunda-feira (15), o parque já não funciona normalmente. A previsão é de que museu, biblioteca e praça de alimentação sejam reabertos na terça-feira (16), enquanto as áreas externas ainda passarão por avaliação de segurança.
De acordo com a Defesa Civil, a maior rajada de vento registrada foi de 46 km/h e o volume de chuva chegou a 7,9 milímetros nas últimas 24 horas, conforme dados da estação do Ciiagro. O órgão permanece em alerta até a próxima terça-feira (16) devido à previsão de novos temporais.
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras seguem trabalhando na retirada de árvores e na limpeza das vias. Não há registro de feridos, desabrigados ou desalojados em Votuporanga.

Em Araçatuba, a tempestade provocou o transbordamento da Lagoa das Flores. No Jardim América, moradores tiveram as casas alagadas e, em algumas situações, foi necessário o auxílio do Corpo de Bombeiros para retirar pessoas das residências. Até a última atualização, não havia registro de vítimas.
**Com G1