Cetesb e Polícia Ambiental investigam mortandade de peixes no Rio São José dos Dourados em Meridiano

Suspeita é de contaminação por vinhaça após rompimento de tubulação de usina; amostras de água foram coletadas para análise.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Cetesb e Polícia Ambiental investigam mortandade de peixes no Rio São José dos Dourados em Meridiano
A Polícia Ambiental também confirmou o registro da ocorrência - Imagem: Reprodução/TV TEM

A Polícia Ambiental e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) investigam a morte de uma grande quantidade de peixes no Rio São José dos Dourados, em Meridiano (SP). A água do rio apresenta coloração turva e forte odor, o que levanta a suspeita de contaminação por vinhaça, resíduo líquido gerado na produção de álcool e açúcar.

Desde sexta-feira (24), pescadores têm relatado a presença de peixes mortos às margens e no meio do rio, o que gerou preocupação entre moradores e levou ao acionamento das autoridades ambientais.

Veja:

0:00
/1:29

Em nota, a Cetesb informou que realizou vistorias no sábado (25) e domingo (26), quando foi constatado o rompimento de uma tubulação de uma usina de álcool e açúcar. Amostras da água foram coletadas e encaminhadas para análises laboratoriais, que devem confirmar a causa da contaminação.

A Polícia Ambiental também confirmou o registro da ocorrência e informou que o caso foi encaminhado ao Ministério Público e à Cetesb para apuração.

Já a usina COFCO International, apontada como possível responsável pelo vazamento, confirmou o rompimento da adutora na sexta-feira, mas afirmou que o problema foi rapidamente contido e que não é possível relacionar o incidente à mortandade de peixes, que segundo a empresa, vem sendo registrada desde o dia 15 de outubro.

O caso acontece às vésperas do início da piracema, no dia 1º de novembro, período de reprodução dos peixes, o que aumenta a preocupação ambiental com o impacto no ecossistema da região.