Santa Fé do Sul recebeu, nesta quarta-feira (20), um novo espaço dedicado ao apoio e acolhimento das mulheres. O espaço leva o nome da saudosa Dona Otília das Neves Martinez, figura marcante nos acontecimentos sociais em Santa Fé do Sul. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas e administrativas do município, além do Governo do Estado de São Paulo.

A construção da Casa da Mulher Paulista teve investimento total de R$ 1 milhão, sendo R$ 765 mil do Estado e o restante de contrapartida do município. O espaço está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e será coordenado por Francieli Maximiano Santana. Para ela é um novo desafio estar a frente da Casa da Mulher Paulista.

O espaço, que fica na Avenida dos Pinheiros, no Bairro Universitário 4, é direcionado à proteção, acolhimento, capacitação e orientação das mulheres em direção ao mercado de trabalho. Além disso, o espaço oferece suporte jurídico e psicológico para promover a recuperação da autonomia e confiança das mulheres em situação de violência.

A inauguração da Casa da Mulher Paulista teve a presença da Chefe de Gabinete da Secretaria de Políticas para Mulher do Estado de São Paulo, Vanessa Donatelli, representando a titular da pasta, Sonaira Fernandes, que por motivos de logística não pôde estar presente na solenidade

A Casa da Mulher Paulista em sua concepção original é destinada apenas às cidades com mais de 100 mil habitantes, porém, a viabilização do equipamento para Santa Fé do Sul é parte do do esforço das damas Elaine Mura e Fernanda Benitez. Responsáveis pelo Fundo de Solidariedade do município, as damas participaram ativamente das negociações em São Paulo para concretizar essa importante conquista.

Segundo Silvia Almeida, Secretária de Assistência Social, a Casa da Mulher Paulista reúne uma gama de serviços especializados para enfrentamento aos mais diversos tipos de violência contra as mulheres. Entre os serviços disponíveis estão: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; orientação jurídica pela OAB Mulher; além de uma brinquedoteca para as crianças e uma cozinha para cursos na área de gastronomia, como forma de apoio ao empreendedorismo, trabalho e renda.

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, contando com uma equipe técnica de referência composta por coordenadores, psicólogos e assistentes sociais.

Além disso, a OAB Mulher oferecerá atendimento semanal para orientação jurídica. Os atendimentos serão realizados de forma individualizada, podendo ser por encaminhamento de serviços socioassistenciais, busca ativa ou espontânea.

A parceria com o Fundo Social de Solidariedade por meio do Sebrae e Senar é um dos pilares da Casa da Mulher Paulista, oferecendo programas como o "Sebrae por Elas" e o "Programa Mil Mulheres", ambos visando desenvolver o empreendedorismo feminino como uma ferramenta de empoderamento e geração de renda.

Cursos profissionalizantes em artesanato, gestão financeira e marketing serão disponibilizados, apoiando as mulheres na conquista da independência financeira e no desenvolvimento de habilidades profissionais.

Veja: