Dois cães em situação de maus-tratos foram resgatados na manhã desta quinta-feira (18) em uma residência na Alameda Rio Branco, COHAB Emídio Araújo, em Santa Fé do Sul (SP).

A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada após denúncia anônima. No local, os agentes conversaram com a moradora, uma doméstica de 49 anos, que permitiu a entrada da equipe no quintal. Foram localizado dois cães sem raça definida, uma fêmea adulta de seis anos e uma filhote de cerca de três meses, magros e com sinais de desnutrição.

De acordo com o boletim, os animais tinham apenas água suja disponível, não havia alimento, o espaço pequeno, pouca sombra e em condições insalubres, com fezes e lixo acumulados. A mulher alegou que os cães haviam sido levados para a casa pela filha adolescente e que já teriam sido doados, aguardando apenas que um morador de Rubinéia fosse buscá-los.

Diante da constatação de crime de maus-tratos, a GCM acionou a Polícia Civil. A mulher foi encaminhada à delegacia e presa em flagrante, sendo conduzida sem o uso de algemas. Ela segue à disposição da Justiça e deve passar por audiência de custódia.

Os animais foram recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses e levados para o Canil Municipal, onde receberão cuidados.