Baixa adesão à vacinação contra a gripe preocupa autoridades de saúde em Santa Fé do Sul

Das quatro unidades de saúde que permaneceram abertas das, nem 300 doses foram aplicadas em Santa Fé do Sul.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 2 minutos de leitura
Baixa adesão à vacinação contra a gripe preocupa autoridades de saúde em Santa Fé do Sul
Desinformação tem atrapalhando a imunização da população - Imagem: Reprodução

 O “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe influenza, realizado no último sábado (10) em Santa Fé do Sul (SP), teve uma adesão considerada péssima pelas autoridades de saúde do município. Das quatro unidades de saúde que permaneceram abertas das 8h às 16h, nem 300 doses foram aplicadas durante todo o dia.

Drielen Bertolassi, profissional da área da saúde há 16 anos, falou sobre a frustração com a baixa procura. “Infelizmente, a avaliação do último sábado, durante o Dia D da vacinação, foi muito negativa. Ficamos bastante entristecidos, pois o município se preparou, montou toda uma estrutura, com quatro unidades de saúde abertas das 8h às 16h. No entanto, a procura foi muito baixa. Em 16 anos de profissão, nunca vivenciei uma campanha de vacinação tão frustrante”, afirmou.

0:00
/6:36

A principal preocupação, segundo ela, é que a desinformação está atrapalhando a imunização da população. Um exemplo são os boatos falsos que circulam dizendo que a vacina contra a gripe estaria misturada com a da Covid-19 – o que é completamente mentira.

“Ouvimos de algumas mães que vieram trazer seus filhos que, em grupos de mães de escolas, algumas estavam dizendo para não levarem as crianças para vacinar, porque a vacina estaria misturada com a da COVID. São fake news absurdas, e é preocupante que as pessoas compartilhem esse tipo de informação falsa”, disse.

Com o avanço do frio, aumentam os riscos de complicações por doenças como bronquiolite, especialmente entre os mais novos. Por isso, a profissional reforça o apelo para que a população compareça aos postos de vacinação.

“Bronquiolite — essa palavra assusta, especialmente quando se trata de crianças menores de 2 anos. Vale ressaltar que a bronquiolite não é causada apenas pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Embora o VSR esteja associado a quadros mais graves, o vírus da influenza também pode causar bronquiolite em crianças, principalmente nas menores de 3 anos. A influenza é um vírus que pode evoluir rapidamente para pneumonia, que é sua principal complicação. Por isso, é fundamental vacinar as crianças, especialmente aquelas com menos de 6 anos”, finalizou.

De um público-alvo total de 10.373 pessoas, apenas 3.291 se vacinaram até agora, o que representa apenas 32% de cobertura. Entre as crianças, o grupo mais vulnerável às doenças respiratórias com a chegada do inverno, a situação é ainda mais preocupante: das 2.712 previstas, somente 580 receberam a dose. Entre as gestantes, das 271 incluídas na campanha, apenas 36 se vacinaram. Já no grupo dos idosos, de 7.390 pessoas, 2.675 foram imunizadas.