O Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) decidiu favorável ao recurso da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, mantendo a chapa “Força que Vem do Campo” no comando da FAESP.
Tirso de Salles Meirelles assumiu a presidência do sindicato no dia 1º de março, após vencer as eleições no dia 4 de dezembro de 2023 com 96% dos votos dos representantes dos sindicatos que participaram do processo eleitoral.
Em nota a FAESP alega que mesmo diante do reconhecimento parcial do seu recurso, considera inaceitável a intervenção do poder judiciário paulista em sua autonomia sindical, constitucionalmente assegurada, insistindo na validade, legitimidade e legalidade da eleição da atual diretoria.
A FAESP também disse a Jovem Pan que na época da eleição a chapa opositora não apresentou toda a documentação necessária para registro da candidatura, tendo ainda um prazo três dias para apresentar a documentação que faltava, o que não aconteceu.
Agora, em caso de nova eleição, a chapa opositora terá que apresentar toda a documentação exigida pelo estatuto social da FAESP e os comprovantes de recolhimentos das contribuições sindicais devidas pela oposição.