VÍDEO: Após mais de quatro horas em árvore, onça-parda é capturada em Santa Fé do Sul

Após ser sedado, felino foi transportado para a base da Polícia Ambiental do município para avaliação; a onça-parda será solta em uma reserva ambiental apropriada.

  • Go to the profile of  Alex Santos
  • Go to the profile of  Renan Cáceres
Alex Santos, Renan Cáceres
· 1 minuto de leitura
VÍDEO: Após mais de quatro horas em árvore, onça-parda é capturada em Santa Fé do Sul
Após a sedação, animal será solto em reserve ambiental para sua segurança - Renan Cáceres

Após mais de quatro horas de espera, uma onça-parda foi resgatada no final da manhã desta sexta-feira (30), após ser avistada em uma árvore na área urbana de Santa Fé do Sul (SP). O aparecimento do felino ocorreu por volta das 7h30, na Rua Luiz Carneiro, no bairro Cohab Orestes Borges. Um morador que localizou o animal em cima de uma árvore em frente à sua casa imediatamente acionou as autoridades.

A Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros de Santa Fé do Sul foram mobilizados para a contenção e captura da onça-parda. A operação de resgate contou com a participação duas médicas veterinárias de Rio Preto, que foram chamados para auxiliar na captura. A equipe utilizou um tranquilizante, administrando apenas uma dose, suficiente para sedar o animal de forma segura.

Morador que localizou o animal em cima de uma árvore em frente à sua - Reprodução

De acordo com a médica veterinária Camila Sanches, do Zoobotânico de São José do Rio Preto, a avaliação do animal foi feita no local antes da administração do tranquilizante. “Avaliamos o peso corporal do animal e administramos uma dose adequada para a captura. Após a sedação, será solto quando estiver consciente,” explicou.

A médica veterinária também alertou sobre o aumento na frequência de animais selvagens nas áreas urbanas, atribuindo a situação à perda de habitat causada principalmente por queimadas e outros fatores ambientais. “A frequência de animais vindo para as cidades tem aumentado cada vez mais devido à perda de habitat. Quando se deparam com essa situação, os animais se sentem deslocados e desnorteados, buscando abrigo e alimentos nas áreas urbanas,” afirmou Sanches.

Após ser sedada e transportada para a base da Polícia Ambiental do município para uma avaliação mais detalhada, a onça-parda será solta em uma reserva ambiental apropriada para segurança do animal.

Veja: