Anvisa proíbe venda e uso de “canetas emagrecedoras” sem registro no Brasil

Produtos à base de tirzepatida e retatrutida, conhecidos como “canetas do Paraguai”, foram vetados por falta de registro e risco à saúde.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Anvisa proíbe venda e uso de “canetas emagrecedoras” sem registro no Brasil
A resolução que determina a proibição foi publicada no Diário Oficial da União - Imagem: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quarta-feira (21), a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso de medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, além de produtos com retatrutida, de todas as marcas e lotes.

Esses medicamentos ficaram conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras do Paraguai” e vinham sendo comercializados principalmente por meio de redes sociais, como o Instagram.

De acordo com a Anvisa, os produtos são fabricados por empresas desconhecidas e não possuem registro, notificação ou cadastro no órgão regulador. Por esse motivo, não há qualquer garantia sobre a procedência, composição ou qualidade das substâncias comercializadas.

Em nota, a agência informou que, por se tratarem de medicamentos irregulares e de origem desconhecida, o uso é proibido em qualquer situação, já que pode oferecer riscos à saúde da população.

A resolução que determina a proibição foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira e tem validade em todo o território nacional. A Anvisa reforça que medicamentos só devem ser adquiridos com prescrição médica e registro regular no órgão.