Anatel anuncia expansão da tecnologia 5G para mais 506 municípios

Santa Fé do Sul (SP) obteve acesso antecipado à faixa de 3,5 GHz para o 5G, segundo a Anatel. Ativação oficial depende do planejamento das operadoras.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 2 minutos de leitura
Anatel anuncia expansão da tecnologia 5G para mais 506 municípios
As operadoras com lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento - Reprodução

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou na terça-feira (30) que mais 506 municípios terão o sinal de internet 5G liberado a partir de 5 de agosto. As operadoras com lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento.

Santa Fé do Sul está entre os municípios do noroeste paulista que já têm acesso antecipado à faixa de 3,5 GHz para a implantação do 5G, conforme anunciado pela Anatel. Desde 4 de dezembro de 2023, a cidade faz parte dos locais onde a tecnologia de quinta geração pode ser oficialmente ativada pelas operadoras de telecomunicações.

Esta liberação é parte de um processo mais amplo para a expansão do 5G, que envolve uma série de etapas e requisitos. Segundo o cronograma estabelecido pelo Edital 5G, os municípios que recebem a liberação antecipada devem atender a critérios específicos, como a migração do sinal de televisão aberta de antenas parabólicas da banda C para a banda Ku.

Isso inclui a distribuição de kits para a população e campanhas de comunicação para facilitar a transição. Além disso, é necessário concluir a desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz, o que envolve a mitigação de interferências em estações de satélite que operam em faixas adjacentes.

Com a faixa de 3,5 GHz liberada, as prestadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP) podem começar a licenciar e instalar estações de 5G em Santa Fé do Sul. A tecnologia 5G promete uma internet mais rápida e eficiente, com potencial para transformar a comunicação e os serviços digitais na região.

A agência ressalta que a liberação das faixas não garante a instalação automática das redes, dependendo do planejamento de cada operadora.

Com as novas autorizações, 19 estados terão todos os seus municípios com acesso ao 5G, atingindo 4.808 municípios e 197 milhões de pessoas.

Conforme dados da Anatel, o sinal estará liberado nos seguintes estados:  Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Interferências

Pessoas que assistem TV Aberta via antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar interferências com 5G. Beneficiários inscritos no CadÚnico que recebem sinal por parabólica podem solicitar kit gratuito de adaptação pela Siga Antenado. É importante agendar a instalação dos novos equipamentos. Mais informações online ou pelo telefone 0800-729-2404.

5G “puro”

A faixa de 3,5 GHZ é exclusiva para o 5G, com capacidade de transmissão de altíssima velocidade. É a faixa de frequência mais usada no mundo inteiro para o 5G, com foco no varejo (consumidores finais) e na indústria. O espectro é considerado ideal para atender áreas urbanas.

Obrigações: 5G em municípios com mais de 30 mil habitantes, infraestrutura de fibra óptica em municípios, compromissos associados à migração de recepção de TVs por antenas parabólicas, e implementação da rede privativa do governo.

Vencedores dos lotes nacionais:

Claro

Vivo

TIM

Vencedores dos lotes regionais:

Sercomtel, vai atuar na região Norte e no estado de SP, salvo exceções.

Brisanet, vai atuar nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, salvo exceções.

Consórcio 5G Sul, vai atuar na região Sul.

Cloud2U, vai atuar nos estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Minas Gerais, salvo exceções.

Algar Telecom, vai atuar em algumas localidades em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.