Alunos da Escola Rosimares Camargo Benitez trouxeram medalhas para Santa Fé do Sul na modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Henrique de Oliveira Segatto, do 9º ano, ficou com a prata; Lucas Gregório Pedro, do 6º ano, e Beatriz Ogihara Pressinotti, também do 9º ano, receberam medalhas de bronze. A participação dos estudantes foi orientada pela professora Monize, com suporte da direção e da equipe pedagógica da escola.

A OBR, voltada a jovens entre 6 e 19 anos matriculados no ensino fundamental, médio ou técnico, avalia conhecimentos interdisciplinares relacionados à robótica, incluindo conceitos de ciências, física, matemática, geografia, história, linguagens e programação. Na modalidade teórica, os concorrentes resolvem problemas que exigem raciocínio lógico e integração entre essas áreas.

A OBR avalia conhecimentos interdisciplinares relacionados à robótica - Imagem: Prefeitura Santa Fé do Sul

Para a diretora Luciana Mantelato, o trabalho com robótica na escola contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, da capacidade de resolver problemas e da colaboração entre alunos, além de aproximar os jovens das carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

O prefeito Evandro Mura e secretária de Educação, Marilza Marques, ressaltaram que o desempenho nacional dos alunos comprova a qualidade das oportunidades oferecidas pela rede pública local.