Alunos da rede estadual voltam às aulas nesta quinta-feira (15)

Mais de 3 milhões de estudantes da rede estadual de ensino retornam às aulas, com nova matriz curricular

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 2 minutos de leitura
Alunos da rede estadual voltam às aulas nesta quinta-feira (15)
Em Santa Fé do Sul, a Escola Estadual “Professor Itael de Mattos”, atende apenas alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio - Reprodução

Na próxima quinta-feira, 15 de fevereiro, mais de 3 milhões de estudantes da rede estadual de ensino retornam às aulas. Entre as novidades para 2024, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio voltam com uma nova matriz curricular, alinhado às expectativas e demandas da rede. Em Santa Fé do Sul, a Escola Estadual “Professor Itael de Mattos”, atende apenas alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), adotou algumas mudanças na grade curricular, como a ampliação do tempo destinado ao aprendizado de língua portuguesa em 60%, passando de 10 para 16 aulas. Matemática foi ampliada 70%, passando para 17 aulas no Ensino Médio. Por isso, duas disciplinas foram implementadas na grade: redação e leitura e educação financeira.

Além disso, foi ampliada em 50% a quantidade de aulas das matérias de física, geografia e história. Já os encontros da disciplina Projeto de vida, que orienta o aluno a definir interesses profissionais e pessoais, serão ampliados de quatro para seis aulas nesse ciclo de ensino.

Outra novidade são as aulas de aceleração para o vestibular, especificamente para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, com o objetivo de preparar para as avaliações de seleção para o ensino superior.

Ainda Secretaria da Educação, em 2024 os alunos do Ensino Médio também terão redução de 11 para três itinerários formativos: Exatas e Ciências da Natureza, o de Linguagens e Ciências Humanas e o Ensino Técnico. Os itinerários são baseados no Projeto de vida dos estudantes, e contam com aulas que ampliam o acesso aos conteúdos das áreas escolhidas.

Os alunos os dos anos finais do Ensino Fundamental, também terão mudanças na matriz curricular. Agora passam a integrar a grade de aulas as disciplinas de educação financeira e orientação de estudos, com foco em corrigir as defasagens educacionais desse grupo de alunos.

Após resposta à demanda de professores e estudantes da rede estadual, sobretudo do Ensino Médio, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) publicou as resoluções nº 52 e nº 53 que apresentam as mudanças nas matrizes curriculares do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2024.