Uma ação conjunta, na manhã de terça-feira (12), entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Guarda Civil Municipal (GCM) abordou pessoas em situação de rua e com dependência química em Santa Fé do Sul. A operação aconteceu em locais públicos como a rodoviária e praças da cidade.
Durante a abordagem, as equipes ofereceram orientações, de acordo com a necessidade de cada pessoa, com o objetivo de reduzir a permanência nas ruas e promover a reinserção social. Entre os serviços oferecidos estavam regularização de documentos, atualização do Cadastro Único, acolhimento emergencial na Casa de Passagem, encaminhamento para internação em clínicas de reabilitação e auxílio para retorno à cidade de origem.
De acordo com a coordenadora do CREAS, Sheyla Brandão, o número de pessoas em situação de vulnerabilidade aumentou na cidade, principalmente entre usuários de substâncias psicoativas, o que motivou a intensificação dessas ações.
“O nosso serviço de abordagem social é feito diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados. Com as baixas temperaturas, estamos reforçando o acolhimento emergencial e unindo forças com a GCM e a equipe de saúde para garantir um atendimento mais amplo e humanizado”, explicou.
A iniciativa faz parte do trabalho contínuo do Serviço Especializado em Abordagem Social, mantido pelo CREAS, que atua para fortalecer vínculos familiares, oferecer alternativas de acolhimento e reduzir riscos de violência e violações de direitos.